QUEM JÁ NÃO SE SENTIU OBSOLETO? OU FICOU IRRITADO COM UMA INFORMAÇÃO DESATUALIZADA NA TELA?
Quando se trata de um computador, apertamos o F5 para atualizar a página ativa na internet ou a janela aberta do gerenciador de arquivos. Mas, quando isso acontece com um ser humano: “Como atualizar as informações para escaparmos da obsolescência?”
Parece ser esse o convite da habilidade de raciocínio, resolução de problemas e ideação destacada no Relatório Futuro do Trabalho do Fórum Econômico Mundial. Ideação também é uma das principais etapas do Design Thinking, uma abordagem que contribui para a resolução de problemas que tem uma de suas características a importância dada ao ser humano e é dividida em 4 etapas:
- Imersão
- Análise e síntese
- Ideação
- Prototipagem e teste.
Na etapa de Ideação acontece o brainstorming sobre o projeto e sobre as propostas para solucionar o problema apresentado.
MAS O QUE ACONTECE QUANDO VAMOS PARA UM BRAINSTORMING LIMITADOS POR NOSSAS CRENÇAS E COM NOSSAS COMPETÊNCIAS DESATUALIZADAS?
Você, provavelmente sabe, pois já deve ter passado por essa experiência algumas vezes, certo?
Para saber mais sobre F5 vale a pena ler o livro “Aperte o F5” publicado em 2017 e escrito pelo autor Satya Nadella, terceiro CEO da Microsoft. A obra aborda tanto a transformação pessoal pela qual ele passou para aprender a ser líder, quanto todas as mudanças de valores e estratégia de uma das empresas mais valiosas e conhecidas do mundo. Nadella acredita que sua missão e a de sua empresa é empoderar as pessoas e as organizações em vista de um planeta melhor e para isso deixa 4 dicas que aprendeu nesse processo:
- Não seja um “sabe-tudo”.
- Mais clareza no trabalho como líder.
- Crie energia na equipe.
- Sem desculpas.
4 DICAS PARA APRENDERMOS A DAR UM REFRESH EM NOSSA VIDA:
- Dedique mais tempo para criar o mundo no qual você quer viver e menos tempo com críticas, julgamentos e reclamações
- Não deixe suas crenças limitarem seu potencial, jogue fora sem apego, os modelos mentais desatualizados
- Invista em desenvolvimento de competências e autoconhecimento, tendo mais clareza de quem somos conseguiremos ter relacionamentos mais saudáveis e produtivos
- Lembre-se que as tecnologias são exponenciais, mas o ser humano não, colaboração é o melhor caminho para não ficarmos obsoletos
E finalizo com uma reflexão de Lala Deheinzelin fundadora do movimento Crie Futuros: “O futuro é fruto dos sonhos do passado e escolhas do presente.”