Depois de passados os festejos do Carnaval, o Dia Internacional da Mulher será pauta diária na mídia. A convite do Pacto Global da ONU (do qual sou porta-voz da ODS 8), integrarei a delegação brasileira que participará da 67ª Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York.
O evento internacional reunirá representantes de Estados-membros da ONU, entidades ligadas à Organização e ONGs de várias partes do mundo, entre os dias 6 e 17 do próximo mês de março. A pauta proposta tratará de “Inovação e mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”.
A 67ª Sessão também revisará as conclusões acordadas em sessões anteriores, como “Desafios e oportunidades para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas rurais”. Não há redundância neste ponto, mas necessidade de firmarmos conceitos e práticas. A Agenda do dia 16, protagonizada pela delegação brasileira, terá como temática “Inclusão digital e financeira no Brasil: uma perspectiva interseccional global do Sul”. A abertura dos trabalhos terá personalidades como Camila Valverde (Rede Brasil do Pacto Global), a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, Raquel Virgínia (Nhaí), Fernanda Ribeiro (Conta Black), Rafaela Monteiro (Petrobras), Luiza Ribeiro (XP Inc), Regina Durante (Lojas Renner), Du Migliano (99 Jobs), Denise Hils (Natura), Patrícia Coimbra (SulAmérica) e Michele França (Ambev).
A integração de uma perspectiva de gênero em tecnologia e inovação é crucial para o cumprimento da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Possibilitar o acesso à digitalização para que mulheres e meninas possam desfrutar das mesmas oportunidades e direitos na era digital é um desafio de empresas, associações e organizações em geral.
Enquanto signatária do Pacto Global e aderente ao ODS 8, a Academia de Competências Integrativas (ACI) se propõe a fornecer soluções para gerar tais oportunidades dentro das organizações.
Conheça nosso portfólio de palestras e programas de desenvolvimento.
Por Rebeca Toyama MSc fundadora da ACI – Academia de Competências Integrativas, atua como mentora de carreira e palestrante sobre temas relacionados à liderança e saúde mental. Administradora e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.