Livro Carreira Saudável por Rebeca Toyama

Livro Carreira Saudável

Layoff não é o fim; mas pode ser o recomeço

Matéria escrita por: Rebeca Toyama

Quando você entra em um parque, escolhe o carrossel ou a montanha russa? Nas férias crava praia ou campo? Na adolescência preferia humanas ou exatas? A vida é assim, feita de escolhas. E quando alguém escolhe por você: tipo saia de férias neste mês e… quando volta tem recadinho para passar no RH? Quantos sustos a maioria de nós ainda terá de passar? Para tantas perguntas a melhor resposta é o preparo. Sim, equilíbrio pessoal e profissional para encarar as vicissitudes da vida, como um dos 250 colaboradores que perderam suas posições na brasileira Loggi; um dos 10.000 que a Microsoft dispensou ou, ainda, um dos 18.000 da Amazon envolvidos no processo de layoff.  

Se você já foi pego (a) de surpresa com uma demissão, certamente já sentiu o famoso “frio na espinha”. Como reação instintiva em uma situação desta, nos perguntamos: e agora? Ou, também comumente, desabafamos, afirmando “que hora errada” isto foi acontecer…

O fato é que demissões – e suspensão de contratos, novidade trazida pelo layoff no Brasil, mas já bem conhecida do grande público – sempre acontecem, seja com uma pessoa, um grupo ou às vezes com unidades inteiras. De acordo com o site layoffs.fyi, somente neste ano já ocorreram aproximadamente 100.000 demissões até fevereiro, dentro de 313 empresas de tecnologia, no mundo. Abaixo apresento uma tabela com os maiores casos de layoff do site Layoffsbrasil.

Você está preparado para demitir e ser demitido?

Uma questão primordial é de que maneira esses desligamentos são feitos. Lideranças estão adequadamente preparadas para enfrentar os impactos produzidos? E você, na outra ponta da linha, terá estrutura para suportar o revés e mudar o jogo?    
Mais que ajustes de processos internos, o líder precisa ter “a equipe na mão”. E isto está implicitamente ligado à saúde emocional, ao preparo, ao treinamento.

Independentemente da condução do processo de layoff é certo que o trabalhador (seja ele do chão de fábrica ou do C-level) tem de ter suporte para aguentar o tranco. A sua carreira é mais importante que um episódio – ainda que sinistro –, por isso é necessário cuidar deste bem precioso, pilar de sustentação da vida.

Tenha clareza sobre seus próximos passos

Fazer um checkup de carreira é uma forma de se blindar das intempéries profissionais. Como é certo que estas virão, é mais que prudente nos prepararmos.

Faça seu Check-up de Carreira

Mapeamento de competências. Visão de futuro. Diagnóstico de riscos e oportunidades em sua carreira.

Ranking de layoffs no Brasil

Por Rebeca Toyama MSc fundadora da ACI – Academia de Competências Integrativas, atua como mentora de carreira e palestrante sobre temas relacionados à liderança e saúde mental. Administradora e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

0 IMG_1756
ACI e Lar Sírio
Livro Carreira Saudável 05
Congresso 03

Aulas Gratuitas

Comece sua jornada agora mesmo com nossos conteúdos sem custo!