Livro Carreira Saudável por Rebeca Toyama

Livro Carreira Saudável

Uma dica para tomar a melhor decisão nas eleições

Matéria escrita por: Rebeca Toyama

Com as eleições se aproximando e o acirramento de uma disputa polarizada, venho trazer um pouco do meu conhecimento sobre tomadas de decisões, pois quanto mais pensamento analítico tivermos domingo nas urnas, melhor será para a sociedade, para a nação e para as famílias.

Muitos encaram a eleição como uma tomada de decisão imediata, por mera associação ou simpatia com determinado candidato. No entanto, escolhas importantes, como o seu voto nas eleições deste domingo, devem estar alinhadas com seus valores pessoais e sua visão de longo prazo.

Deve-se ter muito cuidado para não tomar decisões pautadas nas emoções, e cair em vieses como o efeito manada – porque todo mundo está indo naquela direção – ou o viés de confirmação, deixando de lado a decisão consciente baseada em princípios.

Se você já está se contorcendo na cadeira achando que eu estou defendendo qualquer candidato ou partido, quer dizer que você já está tomado por emoções, e assim, não está pensando de forma analítica. Por isso, quero que volte no texto e veja se em algum momento eu defendi ou mencionei algum candidato ou partido. Viu? Você já está enviesado e leu algo que não estava escrito.

Nessa eleição vamos decidir o destino da condução do país e dos estados pelos próximos 4 anos, isso é importante que não se faça de forma automática, no calor da emoção, e sim de forma consciente, analítica e racional, buscando informações que pautem essa decisão.

Minha dica para esse momento é tirar um tempo, por mais escasso que seja, para estudar bem as propostas que encaixam em suas expectativas para o Brasil, seguindo seus princípios e valores para escolher os candidatos.

Vale salientar que neste ano vamos ter cinco candidatos para votar, cada um com seu devido papel e importância, portanto, é necessário paciência, muita atenção e dedicação em cada pesquisa e voto. Embora o cargo de Presidente seja o mais importante, eleger um governador, senador e deputados, também merecem nossa atenção.

Para auxiliar nessas escolhas, ter uma conversa madura sobre as eleições com familiares e amigos, pode ser de grande valia. Contar com o apoio de aplicativos, sites e organizações como esses mencionados abaixo, também pode ajudar.

Divulgação de candidaturas e contas eleitorais: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/

Ranking dos Políticos: https://www.politicos.org.br/

Aplicativo: https://www.poderdovoto.org/

Informações sobre os parlamentares brasileiros: https://www.transparencia.org.br

Indico os dois artigos abaixo, escritos por mim, que discorrem sobre pensamento analítico que é uma das habilidades destacadas pelo Fórum Econômico Mundial, imprescindível para pessoas que querem tomar decisões de forma consciente, seja em suas carreiras ou no momento de votar.

Por Rebeca Toyama – Fundadora da ACI

0 IMG_1756
ACI e Lar Sírio
Livro Carreira Saudável 05
Congresso 03

Aulas Gratuitas

Comece sua jornada agora mesmo com nossos conteúdos sem custo!