A habilidade de Orientação para Serviços é definida pelo Fórum Econômico Mundial como uma busca ativa por maneiras de ajudar os outros, fazendo com que se sintam bem atendidos e bem-vindos.
Essa habilidade, considerada como uma das mais importantes no cenário atual, nos convida a pensar no ato de servir – trabalhar em favor de algo além de nós mesmos – e com isso, somos convidados a olhar para as relações e o ato de colaborar.
Precisamos começar a atuar de forma colaborativa para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade, conforme descrito no relatório “Transformando nosso mundo” da ONU.
Vivemos em um momento que as relações estão mudando. O ser humano volta a ser um fator fundamental na construção de um Futuro Sustentável que só será possível se encontrarmos formas de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
Esse é o compromisso da ONU ao definir os 17 principais desafios – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as 169 metas a serem cumpridas até 2030.
SERÁ QUE CONSEGUIREMOS?
Para que isso aconteça, as empresas são peças-chave ao transformar os desafios em oportunidades de negócio.
Segundo o Pacto Global, as empresas possuem grande potencial de transformação da sociedade. Dos 200 maiores PIBs do mundo, 157 são empresas. A receita das 10 maiores equivale aos 180 menores PIBs. Além disso, as organizações têm potencial para influenciar público interno e externo.
Dessa forma, para que os ODS sejam alcançados, o setor privado desempenha um papel primordial, seja no alinhamento de suas atividades à agenda global de sustentabilidade ou pelo poder de influenciar seus públicos e, com isso, contribuir para direcionar comportamentos.
O alinhamento dos negócios aos ODS hoje é uma questão de sobrevivência. Quem não está fazendo isso, coloca em risco a sustentabilidade da sua operação e provavelmente deve estar mais preocupado em ser visto do que servir deixando de lado a habilidade de orientação a serviços, destacada pelo Fórum Econômico Mundial.
NEGÓCIOS PRECISAM SER CRIADOS PARA RESOLVER UM PROBLEMA REAL NO MUNDO.
Para quem está começando a empreender, uma sugestão é iniciar o projeto tendo os ODS como referencial. Para quem já empreende, rever processos e relações pode ajudar a melhorar o negócio visando algo positivo para sociedade.
Existem várias medidas que podem ser tomadas em diferentes níveis: individual, da empresa, do setor e da política para alinhar a organização com os ODS.
A Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Empresarial faz seis recomendações fundamentais aos líderes:
- Desenvolver apoio para os ODS como a estratégia de crescimento correta nas suas empresas e em toda a comunidade empresarial
- Recuperar a confiança da sociedade e garantir a licença de operação através do trabalho com os governos, consumidores, os trabalhadores e a sociedade civil a fim de alcançar todas as Metas Globais
- Integrar os ODS na estratégia da empresa
- Promover a transformação em mercados sustentáveis com pares do setor
- Defender um sistema financeiro orientado para o investimento sustentável a longo prazo
- Colaborar com os formuladores de políticas públicas no pagamento do custo real dos recursos humanos e naturais
ALGUMAS DICAS PRÁTICAS PARA DESENVOLVER A HABILIDADE DE ORIENTAÇÃO PARA SERVIÇOS:
- Profissionais encontrem caminhos para realizar seu propósito no mundo contribuindo com um ou mais ODS
- Empreendedores procurem desenvolver produtos e serviços que solucionem problemas reais
- Líderes mostrem aos colaboradores com quais metas sua empresa contribui, isso ajuda a dar mais sentido ao trabalho